Dom casmurro
Será apresentada, em três capítulos do livro Dom Casmurro, a referência feita diretamente a Otelo. Essas alusões refletem a correspondência entre as obras. O CIÚME
A intensidade dramática do ciúme faz dele um tema atraente para escritores. Alguns souberam tratá-lo com maestria e produziram obras primas, como os já mencionados: William Shakespeare e Machado de Assis.
O ciúme é um tema fundamental na tragédia de Shakespeare, pois além do ciúme de Otelo por Desdêmona, temos o de Iago por Cássio, porque este tem um posto militar superior ao seu.Segundo a visão de Caldwell, em Dom Casmurro as acusações fundamentam-se no excessivo ciúme que Bentinho nutria pela amada. Assim, Bentinho, que está à procura do tempo perdido, quer atar as duas pontas da vida, revivendo no presente o que já faz parte do passado. Como um "Otelo" à brasileira, Bentinho transfere para o leitor o encargo de decidir se Capitu é inocente ou culpada. BENTO SANTIAGO: OTELO OU IAGO?
No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, o leitor testemunha a luta entre o amor e o ciúme pelo domínio do coração de Bento Santiago, sendo o ciúme o grande vitorioso.
Além do ciúme, percebe-se claramente a influência da obra Otelo, de Shakespeare, no romance.
O personagem-narrador, Bento Santiago, chama a si mesmo de “Otelo”, porém assemelha-se mais ao estilo dissimulado de Iago que ao apaixonado Otelo.Logo no primeiro capítulo, Bento Santiago explica o apelido que nomeia a narrativa Dom Casmurro, dessa maneira faz com que o leitor não busque o significado no dicionário e, talvez assim, não possa achar que a definição padrão antiga (aquele que é