Introdução solos
CURSO: AGRONOMIA
SEMESTRE: 1º
PROFESSOR (A): DATA: 19/06/2012
|GRADUANDOS (AS): |Filho |
| | |
Responda o questionário a seguir, imprima o trabalho e entregue até o dia 27/06. O exercício pode ser feito em dupla e serve como referência para a prova do dia 19/06. Bons estudos!
1) Qual a importância da CTC para os solos? A capacidade de troca de cátions (CTC) corresponde à soma das cargas negativas nas partículas microscópicas do solo (fração argila, e matéria orgânica) retendo os cátions, tais como cálcio , magnésio , potássio , sódio , alumínio e hidrogênio . A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo. A CTC é de grande importância no que diz respeito à fertilidade do solo, uma vez que indica a capacidade total de retenção de cátions, os quais, em geral, irão tornar-se disponíveis às plantas. As cargas elétricas nos minerais da fração argila do solo vem de ligações químicas insatisfeitas ou parcialmente insatisfeitas, essas cargas elétricas são a origem da CTC. As cargas elétricas no solo podem ter duas origens, dependendo da origem, as cargas (e a CTC) vão se comportar de um jeito ou de outro, como o solo vai se comportar em função das nossas ações (adubação mineral, adubação orgânica, calagem, salinização.).
2) Você está viajando e observa em alguns locais cupins vermelhos e em outros cupins amarelos. Observando apenas a variação da cor, o que você pode inferir sobre a mineralogia dos solos?
3) Por quê em certos ambientes há perda de óxidos de ferro (descoloração), permanecendo as argilas silicatadas e óxidos de Al? 4) O que são pedogênese e erosão? Como um processo influencia o outro? A sua atuação é