Ipva
Resumo:
Em todos os segmentos econômicos estamos presenciando notáveis avanços tecnológicos voltados para a redução de custos, a melhoria na qualidade e a satisfação dos usuários.
Como resultado do processo de avanço do conhecimento e dos seguimentos produtivos da sociedade em todo o mundo, surgem novas oportunidades empreendedoras em todos os setores e a conseqüente necessidade de desenvolvimento de novos mecanismos de controle, mensuração e informações para avaliação de desempenho e tomada de decisões.
Os modernos instrumentos de controle de gestão são ferramentas úteis para dirigir as empresas de forma que obtenha resultados positivos na sua continuidade. Sua eficácia está no bom entendimento dos seus fundamentos, nas aplicações que ajudem na correta direção dos destinos das organizações. São fontes ricas de idéias que podem estimular os gestores e empreendedores a desenvolverem suas estratégias a partir dos resultados obtidos nas suas implementações.
Palavras-chave:
Controle, gestão, EVA, MVA, EBITDA, Balanced Scorecard, contabilidade gerencial, valor agregado.
Introdução:
O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem prática de alguns desses instrumentos de controles. Iniciamos com uma abordagem comparativa entre o EVA – Econômico Value Added (valor econômico agregado) e o MVA – Marked Value Added (valor de mercado adicionado); após, serão apresentados exemplos envolvendo o EBITDA - Earning before interest, taxes, depreciation and amortization (Lucro antes dos juros, impostos sobre o lucro, depreciação e amortização); e, finalizando com uma sugestão de aplicação do BALANCED SCORECARD e seus indicadores estratégicos de melhorias em uma a organização com atuação na área educacional.
A característica de que a maioria das empresas fazem seus planejamentos a partir de valores históricos dão aos Modernos Instrumentos de Controle de Gestão um status diferente, pois ele abriga