IPO's
Uma oferta pública inicial de ações, chamada de IPO (Initial Public Offering), constitui um evento de transformação na organização.
Abrir o capital é uma das decisões mais importantes para qualquer empresa. Uma Companhia de Capital Aberto tem acesso às alternativas que o mercado de capitais proporciona não disponíveis à empresa de capital fechado, além de usar as suas próprias ações como moeda para adquirir outras empresas.
O processo de abertura de capital apresenta alguns desafios muito particulares que uma empresa precisa estar preparada para enfrentar. Uma oferta pública inicial bem-sucedida exige um planejamento cuidadoso com trabalho estratégico que envolve algumas iniciativas importantes. A formação de uma equipe vencedora com base na experiência de seus integrantes em processos e indústrias semelhantes é fundamental.
Importante analisar os fatores como razão da abertura de capital, nível de preparação da empresa para atender às exigências legais, estrutura societária, equipe interna que trabalhará no pré e no pós-IPO, conjuntura do mercado e custos, além de outros pontos relevantes a serem considerados.
Formado em 1993, o grupo de Mercado de Capitais da PwC, no Brasil, (Capital Markets Group) fornece assessoria comprovada para a empresa durante o ciclo de vida do processo de IPO e com relação às obrigações de emissão de relatórios financeiros no período subsequente ao IPO.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA
SABER SOBRE ABERTURA DE CAPITAL
- O que é Abertura de Capital
- Vantagens da abertura
- Pré-requisitos a serem considerados
- Principais despesas envolvidas no processo Rodrigo Pasin
• Consultor da Cavalcante & Associados, especialista nas áreas de fusões e aquisições, avaliação de empresas, finanças corporativas e mercado de capitais.
• Mestre em Administração, na área de finanças, pela FEA/USP.
• Co-autor do livro “Avaliação de Empresas: um guia para Fusões &Aquisições e Gestão de Valor”, editado pela Pearson