slide sobre Joana darc
O pensamento e a palavra são uma coisa só, de sorte que todos os seres humanos se apropriam do uso da palavra, ou seja, da linguagem, ao longo da história humana para impor suas ideias, leis, pensamentos, vontades etc. O homem como ser racional desde os primórdios da história, sempre soube o poder único porém universal que tem o sábio uso da linguagem, mesmo que em línguas estrangeiras, a dificuldade em compreender demais línguas nunca foi problema para aqueles cujo objetivo é o domínio das massas, dessa forma o homem de âmbito geral ultrapassou fronteiras, iniciou e finalizou guerras, através da linguagem.
Conta-se uma história em um texto Bíblico, que todos os homens falavam a mesma língua, e chegaram a um denominador comum, através da linguagem, ou seja da comunicação, de construir uma torre, chamada Torre de babel, alta o suficiente para chegar até Deus nas alturas Celestiais. Deus ao se deparar com tamanha engenhosidade e astuta humana, mesmo sabendo que jamais poderiam chegar até Ele, veio como castigo e “confundiu as línguas “, de modo que eles já não conseguiam mais compreender uns aos outros, separaram-se em grupos com a mesma capacidade linguística e assim formaram povos. Ao longo da construção das raças, povos, e línguas, entendemos que em algum momento para se fixar uma nação, ou grupo, houvesse o uso subsequente da imposição de um ou uns aos demais do grupo para lidera-lo, pois todos não podem ser líder, chefe, elege-se apenas um, e este um eleito ou escolhido, tem o dom de usar a palavra, a linguagem como forma de dominação diante dos demais, como forma de respeito.
Sem linguagem, pode-se dizer, o homem não é humano, o homem em essência é a palavra, a linguagem que quebra barreiras, ultrapassa fronteiras, deve ser usada para o bem, mas ao longo da história também foi utilizada para o mal. A exemplo disso foram as guerras, se iniciam com pretextos e interesses de um ou mais e dilaceraram e ainda