Andrógeno
Andrógeno, também chamado de hormônios androgênicos , é o termo genérico para qualquer composto natural ou sintético, geralmente um hormônio esteróide, que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas ao ligar-se a receptores andrógenos. Isto inclui a atividade dos órgãos reprodutivos masculinos e desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas. Andrógenos foram descobertos pela primeira vez em 1936. Os androgénios são também esteróides anabólicos originais e o precursor de todos os estrogénios. O andrógeno primário e mais conhecido é a testosterona. Dihidrotestosterona (DHT) e androstenediona são menos conhecidos em geral, mas são de igual importância no desenvolvimento masculino. DHT na vida embrionária provoca a diferenciação de pénis, testículos e da próstata. Mais tarde na vida DHT contribui para a calvície masculina, o crescimento da próstata e atividade da glândula sebácea.
Um subconjunto dos androgénios, andrógenos adrenais, inclui qualquer um dos esteróides 19-carbono sintetizados pelo córtex supra-renal, a camada mais interna do córtex adrenal (zonula reticular), que funcionam como esteróides fracos ou precursores de esteróides, incluindo a dehidroepiandrosterona (DHEA), desidroepiandrosterona sulfato (DHEA-S) e androstenediona.
Outros tipos de andrógenos :
Dehidroepiandrosterona (DHEA): é um hormônio esteróide produzido no córtex adrenal, a partir do colesterol. È o precursor primário de estrogénios naturais. DHEA também é chamado de desidroepiandrosterona.
Andrógeno, também chamado de hormônios androgênicos , é o termo genérico para qualquer composto natural ou sintético, geralmente um hormônio esteróide, que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas ao ligar-se a receptores andrógenos. Isto inclui a atividade dos órgãos reprodutivos masculinos e desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas. Andrógenos foram