Anabolizantes
O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), Altamiro José dos Santos, alerta para o perigo desenfreado e sem acompanhamento médico destas substâncias, que compõem os anabolizantes, e o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, do Espaço Holos, disse que há muita desinformação sobre o assunto, o que leva muitos adolescentes a fazerem uso por vaidade e para se afirmarem perante à sociedade.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), Altamiro José dos Santos, “os anabolizantes são medicamentos hormonais que têm sido usados por muitos anos para melhorar o desempenho atlético. Pesquisas demonstram que cerca de quatro em cada cinco usuários de andrógenos são atletas amadores. Além disso, estudos revelam que um, em cada dez usuários, relatou sobre técnicas de injeção perigosas, incluindo partilha de agulhas. Os usuários de esteroides tendem a serem homens entre 15 e 25 anos não competidores e que usam por razões estéticas”.
Sobre esta última afirmação do farmacêutico, em relação à faixa etária, o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, complementa que os adolescentes exageram. “O adolescente pela própria idade tem suas inseguranças. Mas, quer superar estas inseguranças e apela para estas drogas como uma compensação, achando que este tipo de droga é um mecanismo normal”, explicou.
Para Pedroso o jovem idealiza um corpo escultural como uma forma de vencer seus medos internos, apelando para a aparência. “Infelizmente esta adesão é desastrosa pode ocorrer atrofias e doenças endocrinológicas. Há muita