ELETROFLOCULAÇÃO
INTRODUÇÃO
O crescimento acelerado da economia, o aumento populacional, o avanço da tecnologia, que desenvolve alternativas para se produzir mais e em velocidade cada vez maior nas indústrias, são fatores que sem dúvidas afetam o meio ambiente em dois aspectos importantes: consumo crescente de água e despejo de efluentes, que são na maioria dos casos, lançados nos cursos de água sem nenhum tipo de tratamento, o que além de causar danos ao meu ambiente também compromete o abastecimento de água, pois inviabiliza a captação dessa água para utilização por comunidades ribeirinhas e em atividades agrícolas, por exemplo.
Considerando esses fatores, é necessário que se ofereça opções para o tratamento desses efluentes, mitigando com isso os impactos ambientais gerados pela ação antropogênica.
Entre as alternativas de tratamentos desse tipo de despejo, a eletrofloculação é um “processo verde” e tem sido largamente utilizado no tratamento desses efluentes oriundos principalmente do setor industrial.
1. OBJETIVOS
Demonstrar de forma experimental e simplificada o processo de eletrofloculação aplicado à descontaminação de efluentes, ampliando dessa forma o conhecimento a respeito do método e da sua aplicação dentro da Engenharia Ambiental como alternativa ao tratamento de águas residuais,especialmente nosetor industrial.
2. FUNDAMETAÇÃO TEÓRICA
2.1 O Processo de Eletrofloculação e suas etapas
Para entender o processo de eletrofloculação é importante relembrar que a eletroquímica estuda os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons, o que caracteriza uma reação de oxirredução e também a utilização de corrente elétrica para produzir essas reações.
USBERCO e SALVADOR (2002) definem a eletrólise como o processo no qual uma corrente elétrica produz uma reação de oxirredução.
A eletrofloculação é um processo que faz uso de corrente elétrica, envolvendo