Esteróides anabolizantes: efeitos anabólicos e andrógenos
RESUMO – Esteróides anabolizantes são derivados sintéticos do hormônio testosterona. Esta pesquisa literária objetivou relacionar os principais efeitos anabólicos e andrógenos, decorrentes do uso destas substâncias no organismo humano.
PALAVRAS-CHAVE – Esteróides, Anabolizantes, Efeitos.
INTRODUÇÃO
Os esteróides constituem um grande grupo de substâncias que apresentam uma estrutura básica comum, conhecida por estrutura do gonano ou 1,2ciclopentanoperidrofenantreno. Este núcleo é formado por 6 átomos de carbono (fenantreno) ligados a um anel com 5 átomos de carbono (ciclopentano). O colesterol constitui a principal fonte precursora dos esteróides hormonais, cuja biossíntese ocorre no interior de células típicas, na presença ativa de enzimas, principalmente através de reações de hidroxilação. Os principais produtores de hormônios esteróides são: glândula supra-renal, testículo, ovário e placenta. (1,6,9,11) São chamadas anabolizantes, as substâncias que favorecem o anabolismo, ou seja, a construção de moléculas complexas que podem ser utilizadas quer como alimento de reserva quer como matéria viva. Os principais anabolizantes são os hormônios esteróides classificados como androgênicos. Os esteróides anabólicos comercializados são derivados sintéticos do androgênio testosterona. (2,10,11)
2
O objetivo deste trabalho é pesquisar na literatura, os principais efeitos anabólicos e andrógenos dos esteróides anabolizantes.
1 2
Profª Especialista de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Tutora da FARMPLAC; Acadêmico(a) da FARMPLAC.
DESENVOLVIMENTO
As ações farmacológicas dos androgênios são conseqüência de suas ações fisiológicas. Três efeitos decorrem de suas aplicações: ação virilizante, ação antiestrogênica e ação anabólica. Nem sempre é possível isolar estes resultados, sobretudo as ações virilizante e anabólica. (6,9,11) O efeito anabólico corresponde à propriedade da testosterona de