Ipar - Documento Normativo
SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Título:
IPAR - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS, AVALIAÇÃO DE RISCOS E DETERMINAÇÃO DE CONTROLES
Número de páginas:
Data da criação:
Revisão número:
Data da revisão:
08
23 / 07 / 2013
000
xXx
1- OBJETIVO:
1.1 - O IPAR é um procedimento criado dentro do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança que visa garantir completa identificação, avaliação e controle dos perigos e riscos existentes em cada atividade realizada dentro de uma organização, bem como a determinação dos controles relacionados a cada uma dessas atividades.
1.2 - Tem-se como objetivo tornar o IPAR o ponto central do SGS e direcionador dos esforços, em consonância com as melhores práticas, atendendo os requisitos legais de certificação, garantindo a gestão efetiva dos riscos.
2- DEFINIÇÕES:
2.1 – Mapa de Processo: é um conjunto de tarefas complementares e orientadas para um resultado comum sejam elas administrativas, operacionais, de manutenção ou inspeção, etc.
2.2 – Identificação de perigos: Processo de reconhecimento de quem um perigo existe e definição de suas características.
2.3 – Perigo: Fonte, situação com potencial para provocar danos a pessoas, equipamentos, materiais e/ou meio ambiente.
2.4 – Avaliação de riscos: Processo de avaliação de risco(s) proveniente(s) de perigo(s), levando em consideração a adequação de qualquer controle existente, e decidindo se o risco é ou não aceitável.
2.5 – Risco: Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição, com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada.
2.6 – FISPQ: Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos: A FISPQ fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias e misturas) quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de