Cruzadas
Valerice Fonseca dos Santos
Paula Tácia Muniz Raposo
Introdução
O trabalho a seguir analisa o filme “Arn – O Cavaleiros Templário” (2007) explorando sua temática e averiguando como ela pode ser utilizada como fonte histórica. Neste caso, analisaremos a figura das cruzadas e dos cavaleiros templários no que tange o período da idade média.
A Imagem e seus usos
Desde a introdução de novas formas historiográficas o cargo de fonte que era principalmente dos documentos escritos passou a abranger novas formas. A imagem é uma delas.
A imagem é utilizada desde o surgimento do homem, seja como forma de expressar sentimentos ou retratar acontecimentos. As pinturas rupestres são exemplos que não nos deixam mentir. Sendo interpretada muitas vezes como transmissora fiel da verdade, não pode ser encarada de tal maneira. Como disse Peter Burke, “a foto não mente, mas mentirosos podem tirar fotografias” (BURKE, 2001).
A imagem, principalmente a do cinema se transformou em uma ótima ferramenta de trabalho para historiadores. Além de retratar acontecimentos com suas devidas proporções e limites, elas também contribuem para desenvolver o imaginário no que tange o conhecimento histórico.
Trabalhando o filme não como única fonte, mas sim, como um auxilio a outras formas de fontes históricas. Analisando não só suas imagens, mas os sons, os diálogos, o conjunto que forma a produção cinematográfica.
Os filmes que podem ser trabalhados como fontes históricas não são somente aqueles que em seu roteiro apresentam algum acontecimento histórico, mas também pode-se utilizar para analise o contexto, a época em que ele foi produzido. Analisando criticamente externamente, avaliando o filme nos seus contextos de produção e de recepção; ou pode ser interna ou imanente, quando avalia a obra em si mesma, e internamente, avaliando a obra em si.
As Cruzadas
As cruzadas foram expedições que tinham como destino a