Início do ensino ead no brasil
Este portfólio terá por objetivo contar um pouco do início do ensino à distância no Brasil e no mundo. A inserção da educação à distância como modalidade de ensino faz nos questionar sobre a importância da informática aplicada a essa modalidade. Onde começou a evolução, as críticas, expansão...
Compreender a história, os objetivos e o campo de atuação do EAD.
Surgimento
O Ensino a Distância começou no século XV na Alemanha, mas a grande difusão deve-se à França, Espanha e Inglaterra.
Com isso, ir à escola já não se fazia necessário, os livros copiados à mão eram muito caros, os ricos é que tinham condições de estudar, os mestres tratados como membros da corte.
Conta-se que nessa época as escolas resistiram em adotar o livro impresso com medo que a função do professor fosse prejudicada.
Logo o ensino à distância se expandiu.
A educação a distância tem sido usada para treinamento e aperfeiçoamento de professores em serviço. Programas não ¬formais de ensino têm sido largamente utilizados para adultos nas áreas da saúde, agricultura e previdência social, tanto pela iniciativa privada como pela governamental. No momento é crescente o número de instituições e empresas que desenvolvem programas de treinamento de recursos humanos através da modalidade da educação à distância.
No Brasil pode ter começado com a implantação das “escolas internacionais”, mas foi o jornal do Brasil que em 1891 divulga o 1º curso de datilografia.
Existem países mais desenvolvidos em EAD que o Brasil, nossas redes são carentes e faltam recursos humanos capacitados.
As primeiras experiências com EAD no Brasil foram muito vagas e chegaram num ponto onde ou se melhorava ou desistia.
Optou-se pela melhoria de ensinar à distância.
A educação à distância tem por objetivo a democratização, facilitação do acesso a escola, levar conhecimento às diversas pessoas em lugares diferentes, formação geral, formação de professores e formação profissional.
Outra vantagem é o custo