Investimento operacional de giro
O IOG é uma aplicação de recursos.
Quando positivo: de natureza operacional, decorrente do volume de vendas e do ciclo financeiro da empresa. É representado pelo ACC menos o Pcc.
Quando negativo: Ocorre quando ACC < PCC. Neste caso, ao invés do IOG ser uma aplicação de recursos nas operações, representa uma fonte.
Em resumo, a empresa recebe antes de pagar.
Ativo Circulante Cíclico (ACC): Compreende as contas de natureza operacional, cujos valores decorrem, em essência, dos prazos (ciclo financeiros) e do volume de vendas, como estoques e recebíveis de clientes.
Passivo Circulante Cíclico (PCC): Compreende as contas de natureza cíclicas, que decorrem dos prazos (ciclo financeiros) e do volume de vendas, como fornecedores salários a pagar, encargos sociais e impostos sobre vendas.
Ativo Circulante Financeiro (ACF): Compreende as contas que decorrem da gestão da tesouraria, compreendendo caixa e equivalentes, mais aplicações financeiras.
Passivo Circulante Financeiro (PCF): Compreende as contas de natureza financeira, relacionadas aos descontos de recebíveis, empréstimos de curto prazo, dividendos a pagar e impostos sobre lucro a recolher.
Capital Circulante Líquido (CCL) e Capital Permanente Líquido (CPL): Ambos os conceitos CCL e CPL apresentam os mesmos valores. Supondo o CCL positivo, o mesmo representa uma aplicação líquida de recursos. Por outro lado, o CPL representa uma fonte líquida de recursos, que decorre de decisões de investimento (ativos fixos, principalmente) e de financiamento.
CCL = Ativo Circulante – Passivo Circulante
CPL = Patrimônio Líquido + Passivo não Circulante – Ativo Não Circulante
CPL – IOG =T (Esta equação compreende todo o balanço