O MODELO FLEURIET: A DINÂMICA FINANCEIRA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Graduação em Engenharia de Produção
Ana
Leticia Soares
Lorraine Marques
Maurilio
Rafael Cunha
Valéria Aguilar
O MODELO FLEURIET: A DINÂMICA FINANCEIRA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Belo Horizonte
2012
1. INTRODUÇÃO
Na análise dinâmica de empresas de Fourier são aplicados de forma tecnológica em diversas áreas do conhecimento ao proporcionar uma melhor compreensão do comportamento de séries de dados, decompondo-as em vários métodos de calcular uma média de fatores, ou seja, harmônicas independentes.
Na pesquisa realizada verifica-se que, poucos podem imaginar que alguns aumentos indiscriminados das vendas podem causar a insolvência da empresa. Pois na administração do capital de giro das empresas pode ocorrer esse efeito negativo de fazer negócios superiores aos recursos financeiros” ou seja, indica que uma empresa vem efetuando grande volume de negócio, sem dispor de recursos adequados e suficientes para financiar sua necessidade de capital de giro, momento em que os empresários buscam recursos a curto prazo nos bancos e se os valores de financiamentos forem crescentes ao longo dos meses, provavelmente a empresa terá sérias dificuldades de caixa.
Sob uma ótica financeira, o balanço patrimonial, diferentemente da contabilidade tradicional que rotula o ativo com direitos e o passivo como obrigações, o ativo é onde o dinheiro da empresa está aplicado e o passivo onde os empresários foram buscar o dinheiro para financiar essas aplicações. A contabilidade tradicionalmente separa os itens do balanço, sejam as fontes de capital, os passivos ou os usos ou aplicações, os ativos, quanto ao prazo, ou seja: circulante e longo prazo. Essa separação pode levar o analista a um grave erro de avaliação das condições econômicas da empresa, se estiver comparando a fontes com os respectivos usos, pois agrupando as contas contábeis de ativo e passivo