INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS
Disciplina: Teorias e Práticas da Educação
Professora:
Aluno
Curso: Música
Ano: 2012
Neste trabalho de investigação sobre a realidade da educação musical nas escolas de Cascavel –PR/Brasil, selecionamos a Escola Municipal Florêncio Carlos de Araujo Neto, localizada na Rua Dos Trevos 580, Bairro Guarujá, Cascavel/PR. Para a confecção deste informe se contou com a colaboração da professora de artes Marli Ferreira Araujo e de seus alunos Italo Gabriel Robin Mello e Hevellyn Oliveira de Lima, ambos alunos que frequentam o 5º ano do Ensino Fundamental, os quais se dispuseram a responder as perguntas formuladas numa entrevista realizada no dia 13 de setembro de 2012, nas instalações do referido estabelecimento educacional.
As perguntas formuladas na entrevista têm como objetivo geral conhecer o papel que o conteúdo “Música” desempenha na grade curricular para os alunos do Ensino Fundamental e o posicionamento dos docentes de Artes frente ao mesmo, como também as possibilidades que oferece a Instituição aos alunos e quais são as iniciativas existentes para oportunizar a educação musical na escola.
De modo geral podemos perceber que na escola Municipal Florêncio Carlos Araujo Neto as aulas de artes são ministradas uma vez por semana, todas as quintas-feiras, segundo informações da professora e elas abrangem o conteúdo que é estipulado pelo currículo do município, senda esta disciplina ministradas em todas as séries. O conteúdo música é, pois, trabalhado, embora os professores não tenham todos uma especialização em artes. De esse modo pode-se prever que não são trabalhados todos os tipos de artes ao longo do Ensino Fundamental.
Das respostas dos alunos depreende-se que a música não é matéria comum para eles, mas a vontade de ter possibilidade de aprender música e de executar instrumentos musicais chama sua atenção. A docente opina que é importante o ensino de música sempre e quando se possa