Musica
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo tratar de questões inerentes à importância da música no contexto escolar, bem como sua importância para o processo de ensino e aprendizagem, de acordo com a abordagem de autores que tratam sobre esse assunto. E do papel do professor como mediador na inserção da música em sala de aula, procurando dessa forma não tratar somente dos procedimentos, mas de outros elementos diretamente a ele vinculados e necessários para a compreensão do tema. A música é um importante meio de comunicação e expressão existente em nossa vida e por isso faz parte do contexto educacional. Trabalhar no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem, é antes de tudo é trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável para a criança.
INTRODUÇÃO
O trabalho com a Música na escola já vem sendo desenvolvido há muito tempo, tendo bem em mente a missão de formar cidadãos plenos, capazes de exercer sua cidadania. É possível uma reflexão diante dessa missão, pois é necessária algumas mudanças para tornar mais atrativo e eficiente. A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação como pode ser observado na linha do tempo. As imagens de instrumentos e os diversos rítmos e notações musicais podem ser relacionados com outras manifestações culturais, como a dança e o teatro , permitem uma análise da evoluçao do pensamento e suas manifestações.
Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam