Teorias
Considerando o desenvolvimento humano que aspectos podem ser identificados no relato acima que estão relacionados a hereditariedade e ao ambiente? Quais as conseqüências da privação do convívio social e da ausência absoluta da educação social humana para a inteligência de um adolescente que viveu assim, separado de indivíduos de sua espécie?
A história de Victor o selvagem de Aveyron é muito comentada, e analisa o ser humano quando criança se privado de contato com sua espécie durante a infância, não consegue tornar-se seres humanos, a aparência é de um humano, porém o comportamento é de outra espécie, espécie essa a qual ele passou a sua infância. O homem só pode ser homem se viver em sociedade, portanto a sociedade que vivemos é que determina que tipo de pessoa que seremos. A história de Victor o selvagem de Aveyron, mostra que o meio em que vivemos afeta diretamente nosso comportamento, mudando o modo de pensar e de agir das pessoas. Victor era um menino que vivia na selva e acabou se tornando um menino selvagem. Assim como nós, se vivemos em um ambiente calmo, com pessoas calmas e centradas, consequentemente iremos nos tornar uma pessoa calma também, pois esse foi o meio o qual passamos nossa infância.
Fórum 02
Debater sobre como Vygotsky e Malow se posicionam em relação ás duas questões: 1) impactos da hereditariedade e do ambiente. 2) pessoas são ativas ou passivas. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento ocorre em dois planos, primeiro no plano social (entre sujeitos) e depois no plano psicológico (inerente ao individuo). Surge o conceito de zona de proximidade. Humanismo: Defende que as pessoas tomem decisões autônomas, pois são autônomas e espontâneas. Acreditam no potencial humano e na necessidade inata de auto atualização. O individuo é portanto Ativo. Segundo Maslow o comportamento humano residem no próprio individuo, sua motivação para agir e se comportar derivam de forças que