Metodos de Ensino em Bandas em Fanfarras
MÉTODOS DE ENSINO NAS BANDAS MARCIAIS E FANFARRAS DA BAHIA: eficiência e efetividade.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Docência no Ensino Superior da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.
Salvador
2014
1) MÉTODOS DE ENSINO DE MÚSICA NAS BANDAS E FANFARRAS DA BAHIA
2) EDUCAÇÃO MUSICAL EM BANDAS ESCOLARES
As bandas e fanfarras do estado da Bahia são exclusivamente do meio público, onde o ensino é gratuito e é oferecido pelas esferas municipais, estaduais e também de forma voluntária. Este projeto tem como característica a observação dos métodos de ensino empregados em ambientes de ensino formais e não formais de música em diversas cidades da Bahia, sendo este último onde a grande maioria das bandas se concentra que foi também um objeto de pesquisa de Campbell (1995) que realizou uma pesquisa com adolescentes e suas bandas de rock, analisando os comportamentos de aprendizagem, observando suas avaliações, bem como discutindo seus interesse e o que precisam. Afonso (2001) coloca que a educação não formal vem ganhando destaque com os efeitos da educação em massa em diversos contextos de trabalho. Serão estudados diversos momentos em várias realidades diferentes, mas, sempre em busca do mesmo objeto que é reconhecer detalhadamente a efetividade dessas estratégias pedagógicas.
3) EDUCAÇÃO MUSICAL EM BANDAS ESCOLARES: ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Esse estudo abrange exclusivamente a investigação de quais estratégias de ensino são usadas nas aulas de música em bandas e fanfarras do estado da Bahia em diversos ambientes de ensino. A pesquisa será feira nas cidades de: Salvador (três bandas), Camaçari (duas bandas), e uma banda em: Cruz das Almas, Amélia Rodrigues, Ituberá, Mata de São João, Dias D’Ávila, Alagoinhas e Feira de Santana. Todas elas sediadas em escolas públicas.
4) PROBLEMA
Atualmente na Bahia, os meios