SISTEMA DE ORIENTAÇÃO MUSICAL
“SOM”
Itapema/SC
29/10/13
MUNICÍPIO DE ITAPEMA/SC
PODER EXECUTIVO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SISTEMA DE ORIENTAÇÃO MUSICAL – “SOM”
Prefeito do município de Itapema: sabino bussanello
Secretária de Educação de Itapema: geonete maria bernardi agostinho
Diretora de departamento de ensino: GUILHERMINA STUKER
Diretor do departamento Administrativo: claudinei schimanKo
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A consolidação da política pública municipal de educação musical na cidade de Itapema/SC como componente da educação escolar, como direito de todos e elemento de educação integral e inclusiva é objetivo não somente de governos, mas, de toda a sociedade, como uma política de Estado.
A sistematização de um saber é uma tarefa do professor tendo por objetivo tornar cognoscível algo que se desconhecia. Os saberes são sistematizados com vistas à exposição a outros e de tal maneira que os conduza de um estado de menor saber a outro de maior saber. Em outras palavras, e para o caso da música especificamente, a educação é um “campo de provas” das teorias musicais. Essas teorias orientam o trabalho de tornar-se, ou tornar alguém, musical, de apresentar as qualidades “musicais” de atos ou eventos. Essas teorias pretendem ser, também, a exposição do caminho pelo qual alguém se torna musical por meio das mesmas: tanto expõem os meios pelos quais se alcança o saber que elas tematizam quanto sistematizam em que se desenvolvem esses meios.
A proposta de ensino em educação musical deve considerar a diversidade musical, abrindo espaço para o aluno trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a tornando-a significativa para o seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção musical. Composições, improvisações e interpretações são os produtos da música. O processo de criação de uma composição é conduzido entre os sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos, de outros