invertase
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS
CINÉTICOS DE REAÇÃO ENZIMÁTICA
1 - OBJETIVOS
Determinar os parâmetros cinéticos da hidrólise da sacarose pela enzima invertase, utilizando o método de Lineweaver–Burk, à temperatura constante.
←
→ ES
ES → P+E
2 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Enzima é um catalisador orgânico dotado de estruturas específicas capazes de atuarem sobre determinado substrato, promovendo a reação química, sendo regenerada ao término desta.
Elas são mais sensíveis à variação de temperatura, podendo desnaturar-se dependendo das condições térmicas utilizadas.
Diferentemente dos catalisadores inorgânicos, as enzimas possuem alta especificidade. As reações enzimáticas são amplamente utilizadas no setor industrial, principalmente na indústria alimentícia, de fermentação, farmacêutica, tratamento de efluentes etc.
A
cinética enzimática pode ser quantificada, preferencialmente, em um tempo inicial em que soluções de um substrato e de uma enzima purificada são misturadas em um reator bem agitado que contém uma solução tampão para manter constante o pH do meio. A velocidade da reação pode ser determinada pela derivada da curva de concentração do substrato ou do produto em função do tempo inicial (t = 0), ou seja: dP dS
==v
dt dt S+E
(1)
O instante em que as condições experimentais são bem conhecidas é no início da reação enzimática. Obtém-se assim, a velocidade inicial de consumo de substrato ou de formação do produto (BAILEY, 1986).
(2)
(3)
A partir da hipótese anterior, pode-se mostrar que o modelo de Michaelis & Menten é expresso pela equação (4): v= Vmax .S
K m +S
(4)
Conforme o modelo de Michaelis & Menten, à medida