Ação da invertase
Ação da Invertase
Grupo 3:
Anna Carolina Telatin Tognolo
Jéssica Bortoletto
Docente: Sandra Regina Pombeiro
1. Introdução:
Enzimas são proteínas com ato poder catalítico, geralmente muito maior do que catalisadores sintéticos ou inorgânicos. Possuem alto grau de especificidade para seus respectivos substratos, aceleram as reações químicas e atuam em soluções aquosas sob condições suaves de temperatura e pH.
Invertase, de nome oficial β-frutofuranosidade, é uma enzima do tipo sacarase. Ela catalisa a hidrólise da sacarose em frutose mais glicose. Para o uso industrial, a invertase é comumente obtida de leveduras.
Absorbância é a capacidade intrínseca dos materiais em absorver radiações em frequência específica. Usualmente, tal propriedade é empregada na análise de soluções em química analítica. Quando um feixe de luz monocromático atravessa uma solução com moléculas absorventes, parte da luz é absorvida pela solução e o restante é tranmitido. Em espectroscopia, a absorbância (A) é definida como , ONDE I0 é a intensidade da luz que incide na amostra e I é a intensidade da luz transmitida pela amostra em um comprimento de onda de máxima absorção.
As medidas de absorbância são frequentemente usadas já que a absorbância é proporcional à espessura de uma amostra (caminho óptico) e a concentração a substância nesta, de acordo com a lei de Lambert-Beer: , sendo A a absorbância, a, a absortividade da solução, b, o caminho óptico e C a concentração da amostra que deseja encontrar.
A curva-padrão corresponde à relação gráfica entre os valores de absorbância (A) e os de concentração. Com base na análise gráfica é possível verificar a linearidade da reação e calcular um fator de conversão de valores de absorbância em concentração, que se trata da absortividade.
2. Objetivo:
Obter a enzima invertase através da sua extração do fermento de pão, obtenção da curva padrão de glicose-frutose e escolher a