Inventario comportamental
O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competência é uma lista de indicadores de competências que traduz a conduta do comportamento ideal desejado e necessário para que a organização possa agir alinhada a sua missão, valores e estratégia. (VARELA, 2011)
O Inventário Comportamental é constituído por 3 etapas:
1- Selecionar um grupo de pessoas da empresa para que estas avaliem umas as outras indicando, sem mencionar nomes ou cargos, os comportamentos que gostam, não gostam e qual seria o ideal. Após essa avaliação o responsável pela elaboração do Inventário irá consolidar os resultados eliminando as repetições, passando as frases para o modo infinitivo e afirmativo para listar as competências referentes a cada indicador;
2- Identificar o quanto dessas competências a função analisada exige. Para tanto é montada uma tabela onde são listados, separadamente, os indicadores de cada competência e seu respectivo grau de importância. Após a montagem da tabela é realizado o Cálculo de Competência da Função (NCF) :
NCF = (Nível Máximo / Soma dos Indicadores da Competência) x Soma dos Indicadores Forte e Muito Forte
Para exemplificar esta etapa escolhemos a função Comprador e a competência Relacionamento Interpessoal.
3- Calcular o Nível de Competência do Colaborador (NCC), montando uma tabela listando os indicadores e o peso atribuído a cada um deles. Em seguida é realizado um calculo para avaliar competência do colaborador em relação a sua função.
NCC = Soma dos pontos da avaliação / Soma dos indicadores da competência
Tabela 1 - Indicadores e Competências.
Indicador Competência
Ter boa comunicação escrita Comunicação
Saber se expressar Comunicação
Expor suas idéias e opiniões Comunicação
Ser criativo Criatividade
Ter facilidade para absorver conhecimentos Flexibilidade
Ser dedicado Foco em Resultados
Ser comprometido Foco em Resultados
Ser objetivo Foco em Resultados
Ter foco Foco em Resultados
Ser agil