Ponte de macarrone
O presente trabalho descreve a construção de pontes de macarrão como objetos de aprendizagem para as disciplinas de física e matemática, e desenho técnico.A finalidade desta pesquisa é destacar a necessidade dos cálculos estruturais para o desenvolvimento de projetos para aplicar os conhecimentos através de protótipos, simular o comportamento de estruturas nos aspectos teóricos e práticos e compreender as possíveis diferenças e quais suas causas. Este propósito será conseguido mediante a construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete. Esta ponte deve vencer um vão livre de 50c, com peso não superior a 250 g, seguindo as especificações detalhadas no regulamento da competição.
Treliças ou Sistemas Triangulados são estruturas formadas por elementos indeformáveis, aos quais se dá o nome de barras, ligados entre si por articulações que se consideram perfeitas, os nós. Nas Treliças as cargas existem somente nos nós, ficando assim as barras apenas sujeitas a esforços normais de tração ou compressão.
Tal projeto se torna necessário para a contextualização entre as disciplinas estudadas no 1° semestre do Curso de Engenharia Civil.
Objetivo Geral
Verificar o conhecimento adquirido durante o período letivo através da ]construção de uma ponte de macarrão onde deverão ser aplicados conhecimentos das disciplinas cursadas no planejamento e execução da mesma.
Relatório da Ponte de Macarrão
* Objetivo do trabalho:
Fazer a análise, o projeto, a construção e o teste de carga na ponte que deve aguentar o peso mínimo do suporte. Além disso, aprender mais sobre a função da estrutura da ponte, treliça, fazer somatórias dos pontos, calcular a força que a ponte vai agüentar.
* Materiais Utilizados na construção da ponte:
Macarrão nº 8;
Colas: durepóx, superbonder, cola-quente;
A construção da ponte
Foi feita a construção de três