Introdução à Engenharia de Produção
Engenharia de Produção - Disciplina:
Nome:
1º semestre de 2014
Resumo
Introdução à Engenharia de Produção
Este resumo refere-se a três capítulos que tratam sobre a Engenharia de Produção. Cada capítulo foi escrito por um renomado professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (USP), são eles: Afonso Fleury, Fernando César Almada Santos e Antonio Freitas Rentes.
No primeiro capítulo “O que é engenharia de produção?”, o autor Afonso Fleury traz a definição da Engenharia de Produção e faz uma espécie de comparação com um Técnico de Futebol. Afonso explica que existem diferentes tipos de recursos: pessoas, materiais, equipamentos, informações, energia, etc. e que função do engenheiro de produção é organizar estes recursos para que a função produção ocorra de acordo com o previsto: produzindo bens e/ou serviços de maneira econômica, e sempre respeitando os preceitos éticos e culturais.
O autor acrescenta que, neste ponto, existe uma diferença importante entre o engenheiro de produção e os outros engenheiros. As demais engenharias tem um foco específico, enquanto o engenheiro de produção tem que conhecer o que é essencial em cada uma das diversas áreas da Engenharia, saber analisar as relações e interdependências entre os diferentes elementos constituintes. O engenheiro de produção deve entender como estruturar um sistema de produção que utiliza conjuntamente materiais, equipamentos, informações, energia e pessoas.
Fleury também comenta sobre a importância de o engenheiro de produção conhecer a natureza e as especificidades do local onde está trabalhando, para que assim, possa desenvolver um trabalho de maneira econômica e que respeite os preceitos éticos e locais.
De acordo com o autor, saber entender e lidar com as pessoas também é fundamental para o trabalho do engenheiro de produção. Isso não significa apenas ter boas relações, mas, principalmente, saber organizar as