Introdução a Engenharia de Produção
O que é a engenharia de produção.
Referência bibliográfica:
BATALHA, M. O. Introdução à engenharia de produção, Rio de Janeiro, Elsevier:ABEPRO, 2011. 1º Capítulo.
Resumo / Conteúdo de interesse:
A engenharia de produção é o ramo de engenharia que trata da gestão de recursos humanos, materiais, informações, equipamentos e energia com o objetivo de otimizá-los e reduzir os custos na produção de bens e serviços.
Esse ramo de engenharia surgiu, há mais de um século, a partir das idéias e práticas de Taylor e Ford. E evoluiu até a atual conjuntura onde engloba além da visão técnica na formação do engenheiro, também envolve a formação social, visto que o engenheiro de produção lidará com pessoas no seu campo de trabalho.
Uma das ferramentas que deve ser utilizada pelo engenheiro de produção é a criação de modelos para tomada de decisões; construir tais modelos, que captem as principais variáveis do problema e forneçam insumos bem fundamentados para a tomada de decisões.
Por fim, o estudo da engenharia de produção pode trazer conhecimentos e ferramentas que habilitarão o engenheiro a atuar em qualquer área, desde indústria até na prestação de serviços.
Citações
Página:
1. “A engenharia de produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como aos princípios e métodos de analise da engenharia de projeto pára especifica, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas”.
01
2. “Essa idéia de gênio para a época (hoje nos parece elementar), simples como pode parecer, teve um enorme repercussão no plano empresarial, mudando a lógica da organização da indústria e estabelecendo as bases para a construção de