Introdução a Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como aos princípios e métodos de análise da engenharia de projeto para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.
O autor começa apresentando o capítulo fazendo uma definição bem detalhada sobre o assunto que será visto no decorrer da leitura, destacando as habilidades que o engenheiro deve ter em identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e sistemas de produção, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.
A Engenharia de Produção começou, há mais de um século, com uma concepção de racionalidade econômica aplicada aos sistemas de Produção. Coube a duas figuras paradigmáticas do final do século XIX e início do século XX o início da transformação dos conhecimentos empíricos sobre a produção em conhecimentos formalmente estabelecidos. Trata-se de Frederick Winslow Taylor e Henry Ford.
Como toda profissão tem sua História, a Engenharia de Produção também tem seus “fundadores”, os Pioneiros e estudiosos que inventaram um conceito de Engenharia de Produção foram Frederick Taylor e Henry Ford. Contudo, este tópico fala sobre a Intercambialidade e a idéia de padronizar as peças dos automóveis produzidos pela Ford.
Uma pequena empresa familiar tem uma estrutura de comando clara e visível. Por outro lado, uma grande empresa multinacional com ações cotadas em bolsas, lidando com diferentes tipos de representantes dos acionistas, dos trabalhadores, dos