Introdução às Ciências da Educação
1) Explique como as visões sucessivas do universo e os tipos de pensamento que marcam os períodos da Idade Média, influenciaram a conceção de “natureza humana” e têm implicações na forma de pensar o ato educativo.
Na Antiguidade, os alunos tinham vários mestres, sem qualquer ligação entre si, e que não partilhavam os mesmos objetivos, sendo que cada mestre trabalhava à sua maneira, a partir da sua especialidades e dos seus objetivos singulares.
Na Idade Média, apesar de haverem diferentes mestres na escola, ensinando conteúdos diferentes, eles estão fortemente ligados entre si e todos têm o mesmo objetivo, ou seja, a conversão do aluno. A educação da Idade Média é integrada, completa, total e enquadra completamente o indivíduo.
Nos dias de hoje também se procura a ideia de que a escola mais do que ensinar, eduque e que forme os alunos, difundindo valores e onde todos trabalhassem com o mesmo objetivo.
No século VIII era o clero que tinha o monopólio da cultura da cultura escrita e erudita, sendo que nessa época a cultura escrita é extremamente reduzida.
Para desenvolver a cultura escrita, Carlos Magno cria a escola do Palácio, cujo objetivo é transmitir a totalidade dos conhecimentos humanos. Aprendia-se gramática, retórica, astronomia, música, geometria, entre outras.
Posteriormente surgem as escolas catedrais que imitam a escola do Palácio, reproduzindo o seu programa. Estas escolas catedrais vão servir de modelo para alguns séculos depois surgirem as universidades.
Carlos Magno cria então o primeiro sistema de ensino organizado na Europa e patrocinado pelo Estado.
Após as contribuições de Carlos Magno, assiste-se, no século X, a um período em que a sociedade se fecha sobre si mesma, o feudalismo. Posteriormente , nos séculos XI, XII e XIII surgem as cruzadas que tem consequências políticas e económicas importantes e que modificam a paisagem cultural.
Nos séculos XII e XIV surge um movimento intelectual, a escolástica, que visa servir