Introdução as Ciencias da Educação
Este campo da aprendizagem, centra-se principalmente nas atitudes e valores e consiste ainda em diversas ações contra o preconceito e as dificuldades diárias do que é viver com o outro.
Aprender a ser:
Este fragmento da aprendizagem integra os outros três descritos acima, ou seja, o objetivo principal seria o desenvolvimento do individuo, o seu sentido de ética e de responsabilidade, assim como da sua sensibilidade.
“Com a UNESCO, os quatro Pilares da Educação referem-se às quatro aprendizagens fundamentais ao longo da vida, constituem-se como os pilares do conhecimento e permitem a qualquer agente educador compreender as formas de aprendizagem que tem a promover no agente educando”.
Com os quatro Pilares da Educação, o agente educador é capaz de orientar o seu método de ensino. O excerto acima demonstra que Aprender Fazer, o Aprender Conviver, o Aprender Ser e o Aprender Conhecer passam a ser parte da vida de um individuo como agente educador fazendo com que o mesmo entenda as formas de aprendizagem.
Ao utilizar as diferentes formas de aprendizagem para desempenhar melhor suas funções ao longo da vida, o educando terá sucesso no meio envolvente.
Um individuo que não saiba os princípios básicos dos Pilares da Educação, como por exemplo: ser capaz de agir, tirar proveito do meio cultural envolvente, não pode ser considerado educador.
Com isso, concluímos que o educador tem como objetivo ajudar o educando a encontrar a sua própria personalidade e conduta profissional e pessoal.
(na Educação) “…o confronto entre o acto de ensinar e de aprender não corresponde à expressão nem de uma antinomia nem de um dilema” (Trindade, 2002, p. 9).
Neste excerto, podemos verificar que o ato de ensinar e de aprender não são antónimos, muito pelo contrário, estão sempre conectados. Os quatro Pilares da Educação são bases que temos para a aprendizagem ao longo de toda a nossa vida.
Existe claramente uma co dependência entre ensinar e