Introdução a teoria geral da administração
A forma flex é uma empresa departamentalizada por funções com seis diretorias, mas passou por forte enxugamento, tendo que reduzir para apenas três.
A empresa forma flex que contava com seis diretorias e sete níveis hierárquicos precisou reduzir, através de um rápido processo de reengenharia, para apenas três níveis hierárquicos e quatro níveis de diretorias.
A fim de aproximar a base do topo e tornar mais ágeis e rápidas às comunicações, principalmente se o propósito da organização é produzir mais, deve haver uma departamentalização por produtos e serviços, podemos identificar essa departamentalização como: o agrupamento das atividades da organização pelos produtos ou linha de produtos, o que facilita o emprego da tecnologia, das maquinas e equipamentos, do conhecimento, da mão de obra, permitindo uma intensificação de esforços e concentração que aumentam a eficiência da organização. Posso afirmar que esse processo separa a estrutura organizacional em unidades na base de produtos, projetos ou programas desenvolvidos pela organização que apresentam um ciclo de vida longa, como no caso das indústrias automobilísticas. Suas vantagens: Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço, facilita a coordenação interdepartamental, a inovação e permite a flexibilidade, infelizmente também tem sua desvantagem, pois enquanto a departamentalização funcional concentra especialistas em um grupo sob uma só chefia, a departamentalização por produtos dispersa-os em subgrupos orientados para diferentes produtos, duplicando assim recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais. Provocam problemas humanos de temores e ansiedades, os empregados tendem a ser mais inseguros com relação a alguma possibilidade de desemprego ou por retardamento na sua carreira