Introdução a engenharia de produção
Um Engenheiro de Produção deve ter conhecimentos de Economia, Sociologia e Psicologia porque essas ciências sociais têm focos em PESSOAS.
Essas PESSOAS são PARTES INTEGRANTES do sistema de produção, os quais são PROJETADOS, IMPLANTADOS e APERFEIÇOADOS pelo Engenheiro de Produção, logo, justifica-se o fato de um Engenheiro de Produção ter conhecimentos nestas três Ciências Sociais, pois tratará de temas como motivação, participação, tomadas de decisão, clima e cultura da organização, por exemplo.
Mas não é só isso!
Um Engenheiro de Produção deve ter proximidade com o setor de Finanças, logo, aproxima-se também da Administração.
Um Engenheiro de Produção CRIA MODELOS para tomadas de decisão!
O Wal-Mart preocupa-se em manter motivados suas equipes de trabalho.
Em 1975, inspirado pelos trabalhadores que Sam Walton viu em uma de suas viagens pela Coréia do Sul, foi introduzido o “Wal-Mart Cheer” (o tradicional grito de guerra da empresa) para seus associados, como ele costumava se referir aos seus funcionários. Resultado: tratando seus funcionários como parte importante, integrante e de valor, conseguiu, em dois anos depois, recorde em volume de vendas e adquirir um dos seus maiores concorrentes nacionais, a rede Mohr Value Chain.
Todos os funcionários entoam o grito de guerra da empresa mesmo que morram de vergonha. O grito também é entoado antes de toda reunião: os mais altos executivos da empresa bradam cada letra da palavra WAL-MART, dão uma rebolada ao anunciar o hífen e abrem os pulmões para gritar que o cliente é o número 1, sempre.
● Quando um cliente chega a menos de 3 metros de distância, todo funcionário deve sorrir e perguntar educadamente: Oi, como vai? Posso ajudá-lo?
● Sam Walton encorajava seus executivos a irem à sede da empresa aos sábados para uma reunião com suas famílias, hábito que se mantém até hoje.
● A empresa nutre antipatia visceral por sindicatos.
● Qualquer funcionário