Introdução a bioquímica
A bioquímica estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pela vida. Para realizar as suas funções, os seres vivos dependem da capacidade de obter, transformar, armazenar e utilizar energia. Sem energia ocorre a perda da vitalidade e a morte celular.
Os organismos vivos são estruturalmente complexos diversificados. Todos fazem uso das mesmas espécies de moléculas e extraem a energia do meio ambiente para as suas funções. Apesar da grande diversidade dos processos bioquímicos que envolvem a integração funcional de milhões de moléculas para manter e perpetuar a vida, a ordem biológica é conservada por vários processos: (1) síntese de biomoléculas, (2) transporte de íons e moléculas através das membranas biológicas, (3) produção de energia e movimento e (4) remoção de produtos metabólicos de excreção e substâncias tóxicas. A quase totalidade das reações químicas que ocorre nos seres vivos são catalisadas por enzimas – proteínas com funções catalíticas.Os seres vivos são formados por uma grande variedade de moléculas,tais como:carboidratos,lipídeos,proteínas,ácidos nucléicos e compostos relacionados.
Água: o meio da vida
A água compõe a maior parte da massa corporal do ser humano. É o solvente biológico ideal. A capacidade solvente inclui íons, açucares e muitos aminoácidos. Reagentes e produtos de reações metabólicas, nutrientes,assim como produtos de excreção,dependem da água para o transporte no interior das células e entre as células. A força e a especificidade das interações fracas são grandemente dependentes do meio onde ocorrem, sendo que a maioria das interações biológicas tem lugar na água. Duas propriedades da água são especialmente importante para a existência dos seres vivos:
• A água é uma molécula polar. A molécula de água é não-linear com distribuição da carga de forma assimétrica.
• A água é altamente coesiva. As moléculas de água