introdução a adm
A escola compõe parte relevante na formação da realidade e qualidade de vida do professor. As condições de trabalho oportunizadas impactam diretamente na saúde do docente. Atualmente surgem projetos de escolas saudáveis ou escolas promotoras de saúde, que tem como meta converter o ambiente escolar num ambiente favorável à saúde da comunidade que pertence. Entretanto pesquisas mostram uma realidade distinta, onde os professores são raramente lembrados no quesito saúde, e pouco se sabe sobre as condições de trabalho e qualidade de vida deste profissional.
Em compensação, nota-se que é progressiva a atenção com a saúde vocal do professor, sendo na área de fonoaudiologia. Iniciativas estão sendo criadas a partir de pesquisas, com o objetivo de entender o processo saúde-doença no educador através da junção de dados quantitativos e qualitativos.
A qualidade de vida, nos dias atuais, vem sendo apontada por especialistas como uma das principais preocupações na relação entre saúde e trabalho.
OBJETIVOS
Pesquisar a qualidade de vida e saúde vocal dos professores através de iniciativas, cujo objetivo tem sido compreender o processo saúde–doença no docente a partir da integração de dados quantitativos e qualitativos, sob a visão integral do professor. Sendo assim, o objetivo é avaliar aspectos associados à qualidade de vida de professores, buscando relações com as questões de saúde vocal.
MÉTODOS
Foi realizada a pesquisa com professores do ensino médio de quatro escolas públicas. Foi estudada uma amostra de 128 professores em situação de trabalho. Para dar início ao projeto, foi solicitado um horário para reunião com os professores e aplicação de questionários. Nas quatro escolas a reunião ocorreu no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), reuniões semanais nas instituições de ensino públicos, com a participação da pesquisadora em diferentes ocasiões, para expor os objetivos, a finalidade e a proposta metodológica do estudo, e