Introdução Meio Ambiente
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Professor: Farley
Avaliação de desempenho: 15 pontos (Vistos; frequência – mínimo 75%; Participação/Integração – aula, debates e seminários)
Prova Bimestral: 35 pontos
CONCEITO BÁSICO
No contexto atual o ensino da educação ambiental visa informar, debater, conscientizar o maior número de pessoas quanto a necessidade de desenvolver ações que visem diminuir os impactos sobre o meio ambiente.
O meio ambiente], habitualmente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
É a fonte de todos os recursos naturais, sem os quais seria impossível projetar a vida moderna.
O desenvolvimento industrial aumentou a geração de resíduos, alguns deles lançados de maneira irresponsável e inconsequente no meio ambiente.
Resíduo é todo material que não possui mais utilidade. Para que um material seja considerado resíduo ele deve perder suas funções originais.
Tipos de resíduos:
- Resíduos Sólidos;
- Resíduos Líquidos;
- Resíduos Gasosos.
Pesquisa: Trazer no caderno reportagem sobre empresas envolvidas em acidentes ambientais por má destinação do resíduo.
Acidente radiológico de Goiânia
A origem do acidente
O Instituto Goiano de Radioterapia (IGR) era um instituto privado, localizado na Avenida Paranaíba, no Centro de Goiânia. O equipamento que gerou a contaminação na cidade entrou em funcionamento em 1971, tendo sido desativado em 1985, quando o IGR deixou de operar no endereço mencionado. Com a mudança de localização, o equipamento de tele terapia foi abandonado no interior das antigas instalações. A maior parte das edificações pertencentes à clínica foi demolida, mas algumas salas - inclusive aquela em que se localizava o aparelho - foram mantidas em