Meio ambiente e Economia - Introdução à Economia
1 INTRODUÇÃO
Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada em Estocolmo, em 1972, o meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos direta ou indiretamente, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Com o passar do tempo, as pessoas, já organizadas em sociedades sentiram a necessidade de desenvolver técnicas para melhor aproveitar os recursos naturais a que tinham acesso. Podemos constatar este fato na antiga Mesopotâmia, onde os habitantes desta terra já modificavam o solo e hidrografia para maximizar os resultados de suas produções agrícolas.
Com o desenvolvimento da ciência, novas técnicas de maximização de resultados foram desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, entretanto esta exploração do meio ambiente não foi feita com o devido cuidado, apresentando assim, sérios problemas e, consequentemente a diminuição da capacidade de regeneração, o que limitou o acesso de muitas pessoas aos recursos ambientais tão abundantes outrora.
Sendo assim, observamos que o meio ambiente interfere diretamente na economia de diversas sociedades, foi e continua sendo muito importante para o desenvolvimento destas.
Portanto, quando o meio ambiente é afetado de forma positiva ou negativa isto se reflete de forma direta na economia.
Vamos verificar neste ensaio a interação do meio ambiente com a economia e, as formas de equilíbrio destes dois ramos econômico-sociais que são de suma importância para o desenvolvimento sustentável de qualquer nação.
4
2 RECURSOS NATURAIS
O ritmo de crescimento da economia mundial só se sustenta graças a uma progressiva e insaciável exploração dos recursos naturais que, muitas vezes compromete o meio ambiente.
Podemos dizer a princípio que os recursos naturais são, em sua maioria, escassos e tem usos alternativos. Como empregar estes recursos é, portanto, tipicamente um problema