pinacoteca são paulo
ARQUITETURA E URBANISMO 2012 – II
COMPONENTE CURRICULAR:
VIAGEM DE ESTUDOS – SÃO PAULO
DOCENTE: JOSICLER ALBERTON
DISCENTES:
CYNTHIA MÜLLER
ELISETE VERGINIA DE TONI
FRANCIELE BERVIAN
JOHANNA HILLER
MICHELE ZWIRTEZ
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO E
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
ERECHIM, 29 DE NOVEMBRO DE 2012.
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CONTEXTO HISTÓRICO
O antigo prédio em estilo neo-clássico, localizado no Jardim da Luz em São
Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiciniano Rossiem 1897, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios foi construída com paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas.
Em 1905, recebeu uma adaptação para receber a pinacoteca, onde também funcionava o Ginásio do estado entre 1901 a 1910. Em 1930, ocorreu um incêndio no edifício,o Liceu mudou de sede e jamais voltou, dando espaço para, em 1947, a pinacoteca voltar ao Jardim da Luz quando passou a dividir o espaço com a Escola de Belas Artes. Necessitando assim de maiores reformas devido ao pouco espaço do edifício.
A partir de 1970, iniciou-se um movimento de recuperação da Pinacoteca quando em 1985, a Faculdade de Belas Artes muda-se de local deixando a exclusividade do uso do espaço para a Pinacoteca.
Na década de 80, o edifício foi tombado do edifício pelo Condephaat
(Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
Finalmente entre 1993 a 1998, ocorreu uma reformulação completa, onde o arquiteto
Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Argenton e Welinton Ricoy Torres foram os responsáveis pela maior intervenção da historia da Pinacoteca. Hoje a Pinacoteca abriga importantes exposições.
A INTERVENÇÃO
Os objetivos da intervenção realizada foram a adequação do edifício as necessidades técnicas e funcionais de um grande museu contemporâneo. Para tanto o projeto propôs deixar o edifício sem o revestimento externo das paredes e dos pátios que nunca foram executados. Deixando os