O mundo melhor
3
Conteúdo Original do Autor
Prof. Ms. José Augusto de Oliveira
1. OBJETIVOS
• Reconhecer as principais vertentes da Economia do Meio Ambiente. • Reconhecer as teorias da Economia dos Recursos Naturais, da Economia Ambiental e da Economia Ecológica. • Compreender o que são externalidades negativas da Economia Ambiental.
2. CONTEÚDOS
• Economia dos Recursos Naturais. • Economia Ambiental.
EAD
46
© Economia Ambiental
• Economia Ecológica. • Externalidades.
3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE
Antes de iniciar o estudo desta unidade, leia as orientações a seguir: 1) Para enriquecer seus estudos, é importante saber o que é Fluxo Nominal - resumidamente, o fluxo nominal representa a demanda existe no mercado. Representa o fluxo físico de bens e serviços. 2) Também será importante saber o significado de Fluxo Real - resumidamente, o fluxo real representa a oferta do mercado. Representa o fluxo monetário de bens e serviços (MANKIW, 2006). 3) Será interessante também aprender o que é Impacto Ambiental - "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: A saúde, a segurança, e o bem estar da população; As atividades sociais e econômicas; A biota; As condições estéticas e sanitárias ambientais; e a qualidade dos recursos ambientais” (RESOLUÇÂO CONOMA n. 1, 1986).
4. INTRODUÇÃO À UNIDADE
Na Unidade anterior pudemos perceber, de maneira introdutória, como a Economia Tradicional, Convencional ou Neoclássica busca o equilíbrio e como o fator produção se insere nesta relação. Conhecer estes conceitos e princípios básicos é muito importante para compreendermos a inserção da temática ambiental na Economia. É o que faremos agora!
Claretiano REDE DE