Introdução ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável
O mundo está mudando, e esta mudança precisa ser compreendida, novos valores devem ser adquiridos diante do processo de exaustão dos recursos do planeta numa velocidade sem precedentes com impactos cada vez piores na qualidade de vida da população. Os atuais meios de produção e consumo baseados no lucro e entendimento da natureza apenas como fonte de matéria-prima e energia constituem o eixo destas transformações que “ameaçam a sobrevivência da espécie humana” e causam prejuízos imensos a economia.
A reeducação das pessoas em direção a sustentabilidade é hoje uma corrida contra o tempo a fim de compatibilizar não só as necessidades humanas atuais, mas sua sobrevivência num futuro cada vez mais próximo. A natureza oferece o suficiente para sobrevivência ao homem, entretanto, considerando o modelo atual de consumo e produção, já consumimos, induzidos por meios que propagam o consumismo, mais do que a capacidade de renovação dos recursos naturais.
Para vivermos bem respeitando os limites do planeta teremos que optar pelo desenvolvimento sustentável e planejar estratégias, questionar modelos econômicos que ignoram a capacidade de suporte do capital natural e das transformações de energia e matéria. As empresas deverão ter novos modelos de negócio que efetivamente entreguem produtos e serviços acessíveis para todos os consumidores com menor impacto negativo para a sociedade e para o ambiente. Todos precisam compreender que a sustentabilidade – entendida como viabilidade econômica, justiça social e conservação ambiental – é, nos dias atuais, atributo essencial e que discurso não se sustenta sem prática. Em fim, para uma sociedade sustentável precisamos educar os consumidores de hoje e amanhã para que estes se tornem consumidores conscientes, evitem excessos e desperdícios e assumam a postura de reguladores das empresas obrigando as mesmas a adotarem políticas sustentáveis para mantere-se no