Sepetiba e seu meio ambiente imediato: realidades, potencialidades e criticidade introdução a história econômica de itaguaí é marcada pela alternância de períodos de prosperidade e estagnação, estreitamente relacionados
8799 palavras
36 páginas
SEPETIBA E SEU MEIO AMBIENTE IMEDIATO: REALIDADES, POTENCIALIDADES E CRITICIDADEIntrodução
A história econômica de Itaguaí é marcada pela alternância de períodos de prosperidade e estagnação, estreitamente relacionados com os grandes ciclos econômicos do País. Por diversas vezes a região esteve inserida nos processos centrais de acumulação, sofrendo posteriormente o impacto de seu esgotamento e superação.
A primeira incursão dos portugueses sobre a área do município de Itaguaí data de meados do século XVII, quando o governador Martim de Sá deslocou parte da população indígena local para a atual Ilha de Itacuruça.
A colonização do município se deu nos primórdios do século XVII, quando os jesuítas com a ajuda dos índios construíram uma igreja onde moravam e desenvolviam a catequese. A data da construção da igreja é imprecisa, no entanto, os historiadores têm como certo que o fato tenha se verificado em época anterior a 1688 .
Novo deslocamento da população indígena local se deu, quando os jesuítas, em data anterior à 1718, transferiram o aldeamento para as terras da fazenda Santa Cruz, mais próximas do oceano. Tão logo chegaram, construíram um novo templo que foi concluído em 1729 sendo dedicado à devoção de São Francisco Xavier.
Uma certa recuperação desse sítio ocorreu no início do século XVIII com a expansão da cultura de cana e de mandioca e o desenvolvimento da pecuária. Foram construídos dois engenhos na fazenda Santa Cruz e a cana-de-açúcar se tornou o principal produto da região. A aldeia progrediu muito até 1750 quando mudou sua atividade da pecuária para o plantio da cana-de-açúcar. Com a edição das Leis Pombalinas, e a expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1759, os religiosos perderam o controle da povoação. A partir dessa época a região entrou em decadência. Ao findar o século, a produção de café foi introduzida com sucesso, acompanhando o desenvolvimento dessa cultura no Estado.
No início do século XIX, a aldeia de Itaguaí foi