Introdução mediação
Rio de Janeiro
2011
DANIELA GURA DE ANDRADE BATISTA
A Importância da Mediação nos Processos Judiciais e sua Eficiência no Desenvolvimento de uma Sociedade, mas Justa e Igualitária.
Artigo Científico Jurídico apresentado como exigência final da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso à Universidade Estácio de Sá – Curso de Direito.
Orientadores: Prof(a). Izabel Leventoglu
Rio de Janeiro
Campus Rebouças
2011
SUMÁRIO: - Introdução. 1 – Origem da mediação, fundamentos e doutrinas. 2 – Desenvolvimento da mediação em outros países e a sua efetividade. 3 – Características e objetivos. 4 - Tipos de medição. Conclusão. Referencias.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo o estudo e o questionamento sobre a importância da utilização da mediação nos processos judiciais como forma de solução de conflito, analisando ainda, a sua eficiência no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
A mediação vem sendo debatida entre os operadores do direito, assim como no Congresso Nacional, como sendo uma das formas alternativas de solução de lide, onde vários Magistrados vêem na medição a possibilidade de humanizar os conflitos, e também de oferecer às partes um espaço para construírem a solução ou dissolução de seu própria litígio.
Com a criação do Projeto de Lei nº 4.827/98, que dispõe sobre a mediação de conflitos, onde no artigo 3º, que menciona se a mediação poderá ser judicial, não esclarece suficientemente o que seria o instituto da "mediação judicial". Assim diante da atualidade e necessidade de uma regulamentação do tema, neste trabalho será questionada sua viabilidade e necessidade no sistema processual Brasileiro.
A mediação cuja existência real é pôr fim aos litígios de maneira alternativa sem precisar passar por todas as etapas de um processo judicial, que é atualmente