Administração e negociação de materiais
Objetivo do módulo:
Levar aos funcionários os conhecimentos gerais sobre a aplicação de princípios e de técnicas na atividade de compras.
1 - INTRODUÇÃO Atualmente maior parte dos dispêndios das organizações concentra-se no setor de compras, sendo a otimização desse processo uma das fontes de maior e mais imediato retorno, na qual a componente negociação exerce fundamental papel.
2 – ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL Pela sua própria natureza, a administração de compras possui interação forte com diversos setores internos e externos da empresa. Nesse contexto as informações necessitam fluir naturalmente, possibilitando tomadas de decisões seguras e tornando a empresa competitiva.
3 – ESTRUTURA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Em uma organização empresarial o sistema de materiais pode ser dividido em: Controle de estoque; Compras e diligenciamento; Almoxarifado; Importação; Transporte e distribuição.
4 – PLANEJAMENTO E NECESSIDADE DE MATERIAL
A decisão de que, quando e quanto comprar é tomada com base em modelos de estoque que baseiam-se em minimizar o fator custo e maximizar o fator capital.
4.1 – QUANTIDADE E MOMENTO DE PEDIDO
Just in time x Compra antecipada
5 – PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA EFETUAR UMA BOA COMPRA
a) Qual a hora exata de comprar? b) Quanto comprar? c) De quem comprar? d) Que preço pagar? e) Onde armazenar?
6 – MODALIDADES DE COMPRA
Normal – Compatibilidade de prazo, permitindo obtenção de melhores condições comerciais e técnicas ao comprar. Emergência – Decorrente de falhas na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidades oriundas de problemas operacionais.
7 – QUALIFICAÇÃO DE COMPRADORES
Habilidades: Iniciativa e capacidade de decisão; Objetividade; Idoneidade; Saber ouvir; Além de: Conhecimento Conhecimento Conhecimento Conhecimento do produto; técnico; do mercado; da empresa
E na redação de relatórios pensamento criativo, lógico e