introdução ensino fundamental
O estágio no Ensino Fundamental, na E.M.Professora Maria Josefina teve como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática.
Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula. Em todas as aulas que presenciei, foram trabalhados diversos conteúdos, de acordo com as faixas etárias, todos correlacionados com as disciplinas do curso de Pedagogia. Por intermédio de Regência, Observação e Participação, pude de forma clara, concisa e objetiva, auxiliar os professores na construção do processo de ensino aprendizagem de todas as crianças em sala de aula.
O estágio foi importante para me familiarizar com a prática em sala de aula, com o convívio com os alunos e professores. Também para me habituar ao ambiente escolar com seus problemas, desafios e dificuldades, em um ambiente cheio de crianças com vontade de aprender.
Ao realizar as atividades de estágio no Ensino Fundamental, pude perceber as grandes mudanças nos últimos anos, exemplo disso e a recente implantação do ensino Fundamental de 9 anos, em que as crianças com seis anos devem freqüentar o 2º ano, com isso as crianças estão vindo para a escola cada vez mais cedo. A educação e conseqüentemente a Escola, enfrenta também grandes desafios com os espantosos avanços tecnológicos e descobertas científicas que surgem a cada dia e que