Introdução durkheim
A sociedade, foi constante objeto de estudo para vários pensadores e estudiosos da modernidade, dentre os quais se destacam os autores das teorias clássicas relativas à maneira de entender a sociedade, quais sejam: Karl Marx -teoria materialista, que tem como objeto a ênfase dada à luta de classes -Max Weber -teoria compreensiva, que está intimamente ligada à ação social e Émile Durkheim -teoria funcionalista, que dá atenção especial ao fato social em si juntamente com a visão voltada para a moral de cada indivíduo, esta necessária para que a sociedade funcione plenamente.
Pois bem, relataremos aqui os principais aspectos deste último método. A partir de que acontecimentos foi formado, o que diz respeito seu conteúdo, qual a sua visão da realidade social e em que consiste a sua proposta de resolução das questões sociais.
David Émile Durkheim
Não se pode aprofundar os estudos sobre a teoria funcionalista de Durkheim sem que primeiro se faça um breve comentário sobre a realidade em que ele vivia e quais eventos o marcaram, a ponto de fazer com que ele desenvolvesse uma nova forma de pensar a sociedade.
Sua análise funcional da sociedade deve-se a vários fatos que marcaram profundamente todos os franceses e a ele particularmente, são esses: ainda na adolescência, Émile presenciou em 1870, a derrota de Sedan; em 1871 a capitulação diante das tropas alemãs, a insurreição da Comuna de Paris e outras transformações na área da política, dentre elas a lei Naquet, que instituiu o divórcio na França depois de longos debates parlamentares e o implemento da instituição laica na França.
Tendo o Fato Social como objeto de pesquisa para embasamento de suas teorias, Durkheim tinha como objetivo emancipar a sociologia ou seja demonstrar que é possível existir uma sociologia científica e objetiva, conforme o modelo das outras ciências