Fichamento de Durkheim - introdução e conclusão de As Formas Elementares da Vida Religiosa
DURKHEIM, Emile.2000. “Introdução: o objeto da pesquisa: sociologia religiosa e teoria do conhecimento, “Capítulo I: Definição do fenômeno religiosos e da religião” e “Conclusão”. In: As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes. (PP.V-XXVII; 3-32; 457-498)
V - VI - Introdução: Objeto de pesquisa: O autor se propõe estudar a religião mais primitiva e mais simples atualmente conhecida, fazer análise e tentar uma explicação. Busca entender a natureza religiosa do homem, para nos revelar um aspecto essencial e permanente da humanidade.
Sistema religioso primitivo para ser observado deve a duas condições:
-encontre em sociedades cuja organização não é ultrapassada por outra simplicidade;
- possível explicar sem fazer intervir nenhum elemento tomado de uma religião anterior;
Sociologia coloca-se problemas diferentes daqueles da história ou da etnografia. Busca conhecer as formas extintas da civilização e reconstituí-las. Explica uma realidade atual. Porém, para conhecer a humanidade presente, seja preciso começar por afastar-se dela e transportar-se ao começo da história.
Compete a ciência descobrir as razões errôneas ou verdadeiras, tendo uma abertura intrínseca, pois debaixo dos símbolos é preciso atingir a realidade que ele figura e que dá a significação verdadeira .
VII- No fundo não há religiões falsas, todas são verdadeiras a seu modo, dadas as condições da existência humana.
VII –VIII – Portanto, se nos dirigirmos às religiões primitivas não é com a idéias de depreciar a religião de uma maneira geral, pois todas as religiões são respeitáveis. Todas desempenham o mesmo papel, causas, portanto podem servir muito bem para manifestar a natureza da vida religiosa e, para resolver o problema que desejamos tratar.
- É através da história o único método de análise explicativa – toda vez que tentamos explicar uma coisa humana é preciso começar por remontar á sua forma mais simples e primitiva,