exercicios eletronica de potencia
a) Eletrônica de Potência
Eletrônica de potência é a área da eletrônica que se ocupa do processamento da energia elétrica visando obter maior eficiência e qualidade. Os métodos empregados em eletrônica de potência baseiam-se na utilização de dispositivos semicondutores operados em regime de chaveamento para realizar o controle do fluxo de energia e a conversão de formas de onda de tensões e correntes entre fontes e cargas.
b) Conversor
Conversores são dispositivos que convertem grandezas de um sistema para outro.
2) Cite aplicações da eletrônica de potência
As principais aplicações da eletrônica de potência são no acionamento de máquinas elétricas e cargas de grande potência, em corrente contínua ou alternada, através do uso de tiristores e transistores de alta capacidade.
3) Cite os tipos de dispositivos eletrônicos utilizados em eletrônica de potência.
Diodos de potência, Tiristores, TRIAC, Transistor bipolar de potência – BJT, Transistor MOSFET de Potência – MOSFET, Transistor Bipolar com gate isolado – IGBT.
4) Cite os tipos e características que diferem os diodos de potência.
Diodo de uso geral: Estes diodos apresentam um tempo de recuperação relativamente alta (≈ 25 µs) e, são utilizados em aplicações de baixa velocidade , onde o tempo de recuperação do componente não é crítico (retificadores, conversores de baixa frequência – 1kHz, conversores com comutação pela linha) . Estes diodos trabalham dentro de uma faixa que varia de 1 A até milhares de ampères e de 50 V até 5000 V.
Diodo de recuperação rápida: Estes diodos tem um tempo de recuperação baixo (>5 µs). São utilizados em conversores CC/CC e CC/CA, onde a velocidade de recuperação é importante. Estes diodos operam em uma faixa desde 1 A até centenas de ampères e de 50 V até 3000 V.
Diodo Schottky: Estes diodos apresentam um tempo de recuperação reversa muito pequeno e com uma tensão de polarização direta VD de aproximadamente 0,25 V. Opera em uma faixa de