FICHAMENTO
TITULO: SOCIOLOGIA GERAL
REFERENCIA: REIS, C.R.N;JÚNIOR,C.O.M.Sociologia Geral. São Luís: UemaNet, 2010
“Nós, seres humanos, sempre tivemos curiosidade pelas origens do nosso próprio comportamento’’. “O emprego sistemático da observação e da experimentação como fonte de exploração dos fenômenos da natureza ganhavacada vez mais espaço e acumulava cada vez mais conhecimentos.[…]A pressuposição de que o processohistórico possui uma lógica passível de ser apreendida abriu novas pistas para investigação racional da sociedade.(p.13)” Vico (1668-1744) afirmava que “a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela constitui obra dos própriosindivíduos” (apud MARTINS, 1994, p. 19).
“[…]O estudo objetivo e sistemático do comportamento humano e da sociedade é um desenvolvimento recente, data do início do século
XIX, mais precisamente por volta de 1830. Porém, a sua formação constituiu-se em um acontecimento complexo para o qual concorreu uma constelação de circunstâncias históricas e intelectuais, e determinadas intenções práticas.” “O surgimento da sociologia confunde-se com a própria ascensão do modo de produção capitalista. […]Este processo tem como marcos históricos fundamentais movimentos como o Renascimento, o Iluminismo, a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Industrial, os quais fizeram emergir novas relações de trabalho, o estado laico, a ciência e a razão experimental como fundamentos para compreensão do mundo.”
Estes períodos foram assolados por crises, guerras, conflitos interclassistas[...] surge a sociologia como alternativa para o controle, planejamento e reconstituição do equilíbrio e coesão social.(p.14)
“Esse desequilíbrio foi gerado na transição do Antigo Regime econômico para o Capitalismo enquanto modo de produção.[…] A utilização da máquina na produção não apenas destituiu o artesão dos seus instrumentos de trabalho como impôs uma severa disciplina, com novas formas
de