04
A circulação geral da atmosfera - a maior e mais persistente escala de movimento representa a resposta da atmosfera às condições globais. As mais importantes dessas condições são: (1) a grande variação latitudinal do aquecimento atmosférico; (2) o deslocamento norte-sul da zona de maior aquecimento acompanhando o sol durante o ano; (3) a intensificação do gradiente norte-sul do aquecimento no hemisfério de inverno e o seu enfraquecimento no hemisfério de verão; (4) a distribuição dos continentes e oceanos, e (5) a rotação da terra.
Embora a distribuição de continentes e oceanos levem a importantes contrastes de aquecimento na direcção leste-oeste em certas regiões do mundo, as diferenças norte-sul são dominantes para a terra como um todo. Enquanto que as diferenças de aquecimento norte-sul iniciam o movimento meridional a rotação da terra é muito eficiente para virar o fluxo para a direcção zonal. Consequentemente a circulação geral é principalmente caracterizada por extensos sistemas zonais de vento. Esta tendência pode ser vista em cartas de tempo diárias, mas são melhor reveladas em cartas médias mensais ou sazonaias. A existência desses sistemas de vento e seu deslocamento sazonal são muito importantes para o clima.
0 movimento de grande escala das camadas superiores dos oceanos também tem uma grande influência no clima. Na maior parte esses movimentos das águas são determinados pela circulação atmosférica de grande escala, guardando certa similaridade. Entretanto a interacção entre os oceanos e a atmosfera é bastante complicada, com a distribuição de continentes e oceanos influenciando o aquecimento da atmosfera e os movimentos atmosfericos por sua vez controlando a circulação das águas superficiais dos oceanos.
A circulação geral, além de representar um transporte líquido de energia do equador para os polos, deve também transportar momento dos trópicos, onde os ventos são de leste, para as latitudes mais altas