Introdução à sociologia o positivismo a sociologia de émile durkheim
1º - A sociologia é uma ciência moderna. Nasceu aproximadamente em 1830. Nasceu de uma necessidade de se buscar explicações e respostas para um período que passava por grandes transformações sociais, culturais e histórias que aconteceram à partir da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX. Nasceu na Europa, onde acontecia um desenvolvimento urbano e tecnológico. Que necessitava de confortar e esclarecer o povo.
2º - O cientificismo não nasceu simplesmente do querer saber. Mas de uma forma competente de expressar a verdade, através de experimentações, Galileu, Copérnico e Newton deixaram legados preciosos para a investigação científica.
3º - (B) Pode até mesmo acontecer que as ações humanas, em vez de revelar, ocultem as relações entre os indivíduos, grupos e categorias sociais.
4º - A sociologia é estudada pelo sociólogo, ela deve detectar um fenômeno de interesse sociológico, pela sua repetição, apresentando uma regularidade. E irá considerar o contexto histórico em que se verificou o fenômeno repetido. O objeto de estudo poderá ser as doutrinas sociais e as técnicas de controle mas, os conhecimentos acumulados ou desvelados pela sociologia que contribuirá para a prática política de administração da sociedade. Sociologia também é um conjunto de problemas sociais e sua única função é a de propor soluções.
O Positivismo
1º - (A) O pensar científico e a cultura industrial serão substituídos pelo pensar teológico e pela sociedade militar e estas propiciarão a ordem social.
2º A sociologia, para o pensamento positivista, deveria buscar os acontecimentos constantes e repetitivos da natureza e alcançar tal conhecimento seria então um caminho para reconciliar ordem e progresso social. Definiu a sociologia como a ciência positiva da sociedade.
3º Comte considerava-se um anunciador, um profeta de uma nova religião positiva; na qual não havia revelações e nem o sobrenatural, mas, baseada na busca de uma