Leitura e os sentidos do texto
A língua têm várias concepções, dentre elas:
LÍNGUA COMO REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO: neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
LINGUA COMO ESTRUTURA OU COMO CÓDIGO: nesta concepção, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, o conhecimento do código utilizado.
LINGUA COMO INTERAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR: os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que se constroem e são construídos no texto. Nessa perspectiva, a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Podemos ler diferentes tipos de texto em nosso cotidiano: acadêmico, jornais e revistas, panfletos, bula de medicamentos ou livros que nos dão prazer (romances,fictícios...).
Quanto ao sentido do texto, o leitor explora o texto e percorre as palavras em busca deste sentido. Mas será ele capaz de encontrar o "sentido original", que deu idéia a criação do