Gestão das organizações
Habilidade O termo habilidade, segundo o AURELIO (2004), tem o significado que qualidade de hábil. Hábil é aquele que possui notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão especifica, pensamento criativo e produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora. A habilidade pode ser vista como aptidão de uma pessoa, como característica pessoal de saber fazer algo, ou saber mobilizar os recursos necessários na realização de uma ação em busca de determinados resultados. Para DURAND (1998), a habilidade esta diretamente relacionada como pratica de trabalho, mas de modo especificamente transcendente, se comparada a mera ação motora, englobando a capacidade de saber como trabalhar os conhecimentos que se possui compreendendo a técnica, a capacidade e o saber como. Segundo BRANDÃO e GUIMARÃES (2001), a habilidade do ponto de vista operacional, é a capacidade do individuo de brincar e fazer uso, de modo produtivo, de conhecimentos adquiridos a fim de utilizá-los numa determinada ação, como propósito de atingir um objetivo definido. DURAND (apud) BRANDÃO e GUIMARÃES (2001), explica as dimensões do conceito de competência pautado no CHA:
• O conhecimento corresponde a uma serie de informações assimiladas e estruturadas pelo individuo, ou seja, o acumulo de saberes adquiridos ao longo de toda experiência.
• A habilidade esta relacionada ao saber fazer algo ou a capacidade de aplicar e fazer uso produtivo do conhecimento adquirido, instaurar informações e utilizá-las em uma ação com vistas à consecução de um propósito especifico.
• A atitude refere-se a aspectos sociais e efetivos