Introdução dos sistemas de soluções de conflitos
Dissonantes: Na proporção em que os entendimentos dissonantes provocam desconforto psicológico, a pessoa tenta reduzir a dissonância para conseguir consonância.
Dissonância Cognitiva: Dois elementos estão em dissonância quando a valoração de um esta em desacordo com a valoração do outro dentro de um mesmo sistema psicológico.
Por exemplo, uma pessoa adora cachorro, mas detesta sujeira dentro de casa, acaba gerando um desconforto e produz o conflito enquanto coloca a pessoa diante de uma escolha que não quer fazer, ou seja, os elementos estão em consonância quando um é valorado da mesma forma que o outro: Exemplo: “Amo meu marido e gosto de homens fortes e compreensivos”.
Conflito e Disputa segundo o Conceito de Serpa: “uma disputa e um conflito interpessoal que é comunicada ou manifestada”.
“Processo dinâmico de interação humana, confronto de poder onde uma parte influência e qualifica o movimento da outra”.
Conflito e disputa: Um conflito não se transforma em disputa a não ser que participado a alguém na forma de incompatibilidade ou de contestação. Os conflitos aparecem quando as pessoas definem sua posição, reagem e correspondem a infrações, nos seus relacionamentos.
Inter: Para fora.
Intra: Para dentro.
Autônomo: Conciliador das partes.
Heterônimo: Terceira pessoa que tem o poder decisório.
Auto composição ou negociação direta: As próprias partes resolvem seus conflitos sem a imposição de terceiros. As partes, basicamente, fazem todo o trabalho e não requerem, compulsoriamente, nenhum tipo de representação ou intervenção.
As partes são livres para trazer informações e pareceres de outros profissionais, mas não estão condicionadas a eles (terceiros).
Formas:
Desistência: Evitar o conflito, é o modo mais simples e de certa forma o menos dispendioso. Implica a aceitação das questões de acordo com o ponto de vista do opositor, sem qualquer discussão com relação à veracidade dos fatos, sua legalidade ou quanto à precisão dos dados